Estilos de Pin Up

domingo, junho 28, 2015

Olá! :D

Certeza que você já viu aqueles desenhos lindos de moças com pouca roupa ou com lingeries a mostra (sem querer ou por querer mesmo), em situações cotidianas. Sensuais e ingênuas na mesma medida, as Pin-Ups das décadas de 40 e 50 eram ícones de beleza e recheavam o imaginário masculino com suas fotografias em calendários, cartões postais e posteres colados nas paredes. O estilo Pin-Up retornou à moda devido a cantoras, atrizes e personagens de desenho (SIM!) que aderem ou já aderiram ao estilo, como Betty Boop, Jessica Rabbit, Dita Von Tease, Marilyn Monroe, Christina Aguilera, Amy Winehouse e Katy Perry.





O que muita gente pode não saber é que existem vários estilos de pin-ups, e vou apresentar alguns pra vocês!

Classic Hollywood - Mulheres elegantes, finas e muito educadas, assim são as adeptas do classic hollywood. A sensualidade delas é charmosa e nada vulgar. Vestidos longos e acinturados, fendas e decotes generosos e jóias glamurosas são algumas caracteristicas do vestuário. As pin ups que deram o nome ao estilo foram grandes atrizes de Hollywood como a famosa e maravilhosa Marilyn Monroe, e elas foram as responsáveis por disseminar o estilo pin up para o mundo, visto que seus filmes eram conhecidos no mundo inteiro.

Ava - maravilhosa - Gardner

A inconfundível Marilyn Monroe

Cheesecake - "Better than a cheesecake" era uma forma de comparar as mulheres mais bonitas à deliciosa sobremesa. As pin ups cheesecake representam o estilo mais meigo, delicado e romântico, com um ar provocativo, porém, sem espaço para a vulgaridade. O estilo possui de roupas de várias cores, principalmente os pastéis, rosa bebê e estampas divertidas. O uso mais antigo desta expressão para denotar essas mulheres data de 1934. 
Katy Perry em uma de suas várias aparições com estilo pin up

Vestidos fofinhos fazem parte do estilo

Rockabilly - Bandanas, olho de gatinho, batons vermelhos, saias rodadas ou mais coladas e pouco acima dos joelhos, calças de cintura alta, coturnos ou sapatos "meia pata" de salto médio ou alto, topetes e franjas a lá Bettie Page são algumas das caracteristicas mais marcantes das meninas que se identificam com o estilo rockabilly. E os rapazes não ficam de fora: jaquetas de couro, suspensórios e cabelos com topetes e gel, como Elvis Presley, são muito usados e fica suuuper charmoso! E falando em Elvis, o estilo rockabilly apareceu nos anos 50 após a revolução do rock'n'roll de Elvis, e veio para trazer uma pegada menos 'fofa' e mais sexy para as roupas femininas. Tatuagens com desenhos old school também são muito utilizadas por adeptos do estilo, e ente alguns desenhos estão âncoras, passarinhos, cerejas, temáticas marinhas e caveirinhas. Nos tons de roupas o vermelho, branco e preto prevalecem. (É o estilo em que mais me baseio na hora de me vestir! ;))


Básico do guarda-roupa rockabilly: jeans, camiseta e bandana.

Óculos gatinho e bolinhas <3

E quem disse que roqueiro não pode ir na praia?

!!!

Psychobilly - Estilo parecido com o rockabilly porém com tons mais escuros nas roupas, prevalecendo o preto. Nos cabelos os topetes e as franjas continuam presentes, porém muitas utilizam com mechas coloridas, que são um charme. O delineador é mais grosso e sombras escuras também são usadas. Os batons geralmente são os roxos ou vermelhos escuros e fechados. Coturnos, cintos de tachas e uma pegada mais punk também fazem parte do estilo.





Burlesca - GLAMOUR: pra mim isto é o que define as pin ups burlescas. Elas são artistas e fazem apresentações de dança e streeptease, porém são totalmente diferentes das stripers de boates que você deve estar imaginando. Suas performaces valorizam o tom provocativo e sensual, e geralmente não há o nú total no final como a das stripers. No dia-a-dia são adeptas de roupas acinturadas e clássicas, como as classic hollywood, corsets e corpetes e lingeries. A maravilhosa Dita Von Teese é um exemplo de pin up burlesca e suas apresentações são memoráveis, abaixo a mais famosa delas que é a da taça de Martini: 

Dita diva!

Lucille Ball em um de seus shows

Show burlesco atual

Tiki -  Flores nos cabelos e nas estampas, roupas coloridas e chamativas são algumas características das tikis. Elas são adeptas do estilo mais praiano ou havaiano, conhecido como hula-hula.






Dark -  Muito preto, corsets/corpetes, vestidos longos e sóbrios, e sapatos boneca ou coturnos pesados são caracteristicas do estilo. Lembram as góticas, porém utilizam as delicadas rendas e a sensualidade dos decotes e fendas em seus vestidos. A maravilhosa Elvira, a Rainha das Trevas do cinema é um exemplo de pin up dark, já a querida Mortícia Adams é do estilo gótico, repare na sutileza da diferença dos estilos:


Elvira
Morticia Addams

Navy ou Sailor - Este estilo é hoje mais utilizado para editoriais de moda e books fotográficos, pois suas roupas lembram o estilo e cores dos uniformes da marinha: branco e azul. Os detalhes em vermelho dão o charme final. Tatuagens de âncoras, piratas, navios, timão são muito utilizadas, e geralmente são feitas no estilo old school como no rockabilly. Para utilizar o estilo no dia-a-dia aposte nas cores branco, azul e vermelho, listras, e detalhes que lembrem o mar.




Army ou Aviator - Outro estilo bastante utilizado para books fotográficos, o estilo army lembra os uniformes da aeronáutica e exército americano. Cores como o verde musgo, marrom e preto fazem parte do estilo, além dos coturnos.


Uma graça esse vestido, não?

Western - Estas são as pin ups adeptas do estilo mais country texano, as cowgirls. Utilizam muito o couro marrom em botas cano médio e cintos largos, chapéus country, blusas xadrez amarradas na cintura e shorts jeans são marcas registradas do estilo.



Jane Russell maravilhosa

Bom minha gente, estes são os estilos mais conhecidos, porém hoje há a adaptação de todos eles e muita gente usa e abusa de mais de um estilo nas composições do dia-a-dia. O negócio é se sentir bem e ahazaaaar! hahahaha

Beijokas! ;*

Posts Relacionados

1 comentários

  1. menina entrei para saber mais sobre tight lancing,, e nao sai mais ,, que da hora ,, cada assunto,, q te faz querer saber mais ,, eu amei conhecer sobre Pin Up,,o video gostei demais ,,, voltei a uma epoca tao romantica e magica ,,,tem muitas coisas,que ainda nao consegui ver ,, mas tenho certeza,, que vou gostar ,, Parabens Kamila bjos

    ResponderExcluir

PINTEREST