Tight Lacing: Perguntas e Respostas - Parte 1

segunda-feira, agosto 17, 2015

Ooi!


Quem acompanha a página no blog no Facebook viu que eu postei há alguns dias que estava preparando um tira-dúvidas sobre Tight Lacing, pois participando de grupos de TL no Facebook vejo muitas dúvidas de praticantes do TL sendo esclarecidas por várias tightlacers e corsetmakers experientes, daí eu decidi compilar isso pra facilitar a vida de muitas aspirantes a Tightlacers e, claro, das que já praticam e tem alguma dúvida!

Eu estava planejando gravar um vídeo bacaninha e tals, maaaas infelizmente eu não tenho uma câmera e a tentativa de gravar com meu celular não deu muito certo... Então resolvi postar as respostas na forma de texto mesmo. Cada post terá 10 perguntas com suas respostas, para que não fique gigante, e caso você tenha alguma dúvida que não está neste primeiro post, fique a vontade para mandar nos comentários, ou na página do blog no Facebook. Caso você já tenha mandado lá na página do blog ou nos grupos de TL e a sua perguntinha não está aqui, fique calma, ela vai aparecer! É que estas primeiras são as que mais apareceram e então resolvi colocá-las na frente ;)


Espero que gostem!

Em tempo: Se você ainda não sabe o que é Tight Lacing, clique AQUI antes de ler todas as dúvidas e respostas abaixo!


  1. QUERIA PRATICAR O TIGHT LACING, MAS ENGRAVIDEI. QUANDO POSSO COMEÇAR A USAR O CORSET?
   Muitas mamães querem sair da maternidade já de corset porém isso NÃO É POSSÍVEL. O que pode ser utilizado no pós-parto é a cinta modeladora, que inclusive é recomendada pelos obstetras para que auxilie na volta dos músculos para a posição de antes do parto. Um dos motivos da impossibilidade é que o corset é feito sob medida e não há como prever com quais medidas você mamãe estará após o parto e nem quando voltará a ter suas medidas de antes de engravidar, isso SE voltará a tê-las igualzinhas, certo?
©   Bom, para começar a utilizar o corset a cicatrização da cesárea deve estar completa, o que geralmente ocorre de 10 a 12 meses após o parto, pois é necessário que todas as camadas de músculos e tecidos estejam totalmente cicatrizados e em bom estado. No caso de parto normal também deve-se esperar que o corpo volte ao normal para que possa ser iniciado o treino, o que ocorre geralmente entre 6 e 8 meses após o parto.
©   Porém, deve ser observado que neste período a criança ainda depende 100% dos cuidados da mãe, e praticar o TL pode ser um empecilho para que esses cuidados sejam realizados da melhor maneira possível, pois ele dificulta a mobilidade no caso de ter que pegar a criança do chão ou no berço, amamentação e outros cuidados. Meu conselho é que você segure a ansiedade e cuide bem do seu neném, quando ele estiver mais crescidinho será mais fácil para que você utilize o corset.


  1. TIGHT LACING EMAGRECE?
   Emagrecer o TL não emagrece, o que ocorre é a modelagem da silhueta e a diminuição da circunferência da cintura. O emagrecimento só irá ocorrer se o TL estiver associado a exercícios físicos, principalmente aeróbicos, e reeducação alimentar.


  1. TIGHT LACING DIMINUI A BARRIGA?
   Não, como disse na pergunta anterior, o que ocorre é a modelagem da silhueta e a diminuição da circunferência da cintura. Em alguns casos ocorre até o aumento da circunferência da região do baixo ventre (pochete) devido ao corset ter sido feito com medidas verticais inferiores às medidas da pessoa que irá utilizá-lo.
©   Perder barriga só com abdominais, reeducação alimentar, e outros exercícios aeróbicos.


  1. POSSO USAR O CORSET QUANDO ESTOU MENSTRUADA?
   Pode tranquilamente. Algumas meninas, como eu, não usam devido às cólicas, pois o aperto do corset pode aumentar o desconforto e as dores. Outro motivo que faz com que algumas meninas não utilizem o corset neste período é o inchaço. Se você não tem cólica, inchaço ou qualquer outro problema de circulação e se sentir confortável em usá-lo neste período fique a vontade!


  1. POSSO DORMIR COM O CORSET?
   Esse é um assunto que já discuti no blog AQUI, mas vale falar novamente: Sim, pode-se dormir com o corset, porém o uso não é feito da mesma forma que o uso diurno pois o nível de pressão deve ser bem menor. Ou seja: você irá apertar seu corset menos do que o que apertaria se estivesse acordada e realizando suas atividades diárias normais, com isso o resultado é mais lento.

   Então posso comprar meu corset e já dormir com ele no primeiro dia? NÃO. Sabe por quê? Pelo simples fato de que o seu corpitcho precisa se acostumar com a peça e utilizar durante o sono vai contra isso! Nos primeiros dias que utilizar o corset você deve usá-lo por no MÁXIMO 4h diárias, e com pressão leve (nada de apertar demais e mal conseguir se mexer hein!), e teoricamente nós dormimos 8h por dia, o que é o dobro do máximo que deveria ser utilizado o corset no início, sacou? Ou seja, para dormir com o corset você já deve estar totalmente acostumada a usar o corset por no mínimo 8h e isso só vai ser possível após algumas semanas de uso.


  1. PORQUE PRECISO FAZER EXERCÍCIOS?
   Seus músculos das costas e região da barriga tem uma função muito importante: “segurar” a sua coluna vertebral e consequentemente todo o seu corpo. Quando você está com o corset esses músculos deixam de atuar 100% nesse suporte pois o corset está ali com todas as suas barbatanas e pressão para auxiliar e nos deixar mais ‘retinhas’, e com isso eles vão perdendo a elasticidade e a tonificação. Após tirar o corset seus músculos precisam voltar a trabalhar 100%, mas sem exercícios para tonificá-los e deixá-los fortes, você sentirá dores, fadiga e possivelmente terá algum problema na lombar. Então resumindo: os exercícios para lombar e abdominal são imprescindíveis para que os seus músculos continuem firmes quando você estiver sem o corset.


  1. PORQUE PRECISO CONSULTAR UM ORTOPEDISTA?
    Utilizar o corset para TL sem consultar um ortopedista é um tiro no escuro: você pode não ter nada na sua coluna e praticar sem problema algum ou pode descobrir depois de algum tempo de prática que aquelas dorzinhas que começaram a aparecer do nada são na verdade um desvio na sua coluna. Ou seja: é necessário consultar um ortopedista para que ele te diga se realmente está tudo ok com a sua coluna, pois um desvio nela pode piorar e MUITO com o TL. Então NÃO COMPRE UM CORSET PARA TL ANTES DE CONSULTAR UM ORTOPEDISTA!!!

  1. POSSO MALHAR COM O CORSET? E PRATICAR OUTROS EXERCÍCIOS?
©   NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO!!!!!! Exercícios são para tonificar e fortalecer os músculos e quando você está com o corset eles estão trabalhando de forma menos acentuada, consequentemente os exercícios não terão nenhum ou pouquíssimo efeito sobre eles, além do que isso pode te trazer dores musculares, varizes e outros problemas pois a pressão sanguínea durante o exercício aumenta e com a pressão do corset isso vai lá em cima. Pensa comigo: você iria pra academia de calça jeans ou com uma jaqueta jeans ou de couro? Não? Então porque ir de corset?!
©   EU já andei de bike com o corset, porém não estava fazendo realmente um exercício, estava pedalando devagar e foram apenas alguns minutos para chegar à faculdade. Se fosse para pedalar durante mais tempo eu não colocaria o corset, ok?


  1. PRECISO MESMO COMPRAR UM CORSET SOB MEDIDA?
©   SIMMMM! A não ser que você queira o corset para usar apenas esporadicamente, para sair e tal. Para praticar o TL é obrigatório que o corset seja feito a partir das suas medidas exatas para que a redução da cintura a partir da pressão exercida pela peça aconteça, caso contrário você terá dores e a redução na cintura não será efetiva.


  1. POSSO COMPRAR UM CORSET USADO COM MEDIDAS APROXIMADAS DAS MINHAS?
©   NÃÃÃÃÃÃÃAO! Como disse na pergunta anterior: Para praticar o TL é obrigatório que o corset seja feito a partir das suas medidas exatas para que a redução da cintura a partir da pressão exercida pela peça aconteça, caso contrário você terá dores e a redução na cintura não será efetiva.
©   As medidas que eu falo não são só de circunferência da cintura ok? Quando a corsetmaker vai fazer seu corset geralmente são solicitadas várias medidas horizontais e verticais, para que seu corset lhe caiba perfeitamente e você não tenha problemas depois. Então mesmo que aquele corpete lindo que você viu na internet tenha a sua medida exata da cintura NÃO quer dizer que ele lhe servirá para praticar o TL, estamos entendidas?



UUUFA!

Estas foram as primeiras 10 perguntinhas, no próximo post terá mais 10!

Beijokas! ;*

Posts Relacionados

0 comentários

PINTEREST