Médicos e o TL: Ortopedista

quinta-feira, março 24, 2016

Oooi!


As dores que mais afetam as lacers são nas vértebras lombares (L1 a L5) principalmente devido a falta de fortalecimento dos músculos da região, Fonte 

Como já falei diversas vezes, o acompanhamento médico é fundamental na prática do Tight Lacing. Já falei sobre o angiologista neste post e agora vamos ao ortopedista que é o médico responsável por avaliar toda a sua estrutura óssea, articulações, músculos, tendões, etc.

O uso do corset sem avaliação prévia das condições da sua coluna por um médico ortopedista é extremamente irresponsável e pode piorar os casos de escoliose, lordose e outros problemas.

O TIGHT LACING NÃO É ACONSELHADO PARA PESSOAS QUE POSSUAM QUAISQUER PROBLEMAS DE COLUNA, SEJAM ELES ESTRUTURAIS OU ADQUIRIDOS.

E não, isso não é chatisse ou achismo. Coluna é coisa séria gente, é a sustentação de todo o corpo!

Ortopedistas no geral não são favoráveis ao Tight Lacing, muitos por desconhecer a prática, outros por puro preconceito devido as """queridas""" cintas modeladoras, e outros ainda por acharem que o corset é igualzinho aquele da época vitoriana, que realmente causava danos irreversíveis às suas usuárias. Mas não são todos não tá? Não se assuste se tomar uma patada do seu ortopedista caso você fale sobre a prática, aja com naturalidade e se possível informe-o sobre a prática, sobre os exercícios, se der ainda mostre fotos das moças que você conhece dos grupos de TL e a evolução delas.
PS.: peça autorização para pegar as fotos hein!

E porque o corset de hoje não causa problemas? SE você consultar os médicos recomendados, comprar um corset adequado para a prática de uma marca confiável, usar corretamente e pelo tempo correto, sem exageros no aperto e fazer os exercícios ele não vai te causar problemas. Os de antigamente causavam problemas principalmente porque eram utilizados desde muito cedo pelas meninas, devido a pressão social da época em que mulher de alta classe era mulher de cintura finíssima, e sem exercícios físicos.

TIGHT LACING NÃO É RECOMENDADO PARA MENORES DE 18 ANOS!!

Para as novinhas que querem fazer o TL a recomendação sobre a consulta ao ortopedista triplica de importância, pois se você ainda não tem nenhum problema de coluna, mas não "amadureceu" ou "cresceu" totalmente, você pode adquirir N problemas pelo uso indevido do corset. AAAh mas se eu usar uma vez vai me matar? Não, não vai. Nada te impede de usar um corset bacana pra ir numa festa e tal, mas usar diariamente são outros 500. Então favor consultar o ortopedista e pedir avaliação sobre o seu crescimento já!

Voltando à coluna, seguem exemplos de problemas estruturais que podemos ter e serem piorados a partir do uso do corset ou de corseletes, como vou falar mais abaixo:

Fonte
Coluna nenhuma é 100% retinha, linda como no desenho. Leves desvios são normais, porém dependendo da angulação do desvio já é considerado um problema. Então o primeiro passo antes de adquirir o seu corset é fazer um raio-x da sua coluna para que o ortopedista avalie se há algum desvio ou outro problema.

Há algum tempo surgiu em um dos grupos de TL o blog de uma moça que decidiu por conta própria usar um CORSELETE, daqueles xing-ling mesmo, para tentar corrigir sua escoliose. Parece absurdo? E é, mas é verdade. Pensa comigo: se um colete especial desenvolvido por ortopedistas para tentar conter o avanço da escoliose não funciona 100% como, COMO um corselete sem estruturação NENHUMA vai melhorar alguma coisa? Impossível gente. Mas bem, como ela mesmo diz foi escolha dela e quis "deixar sua contribuição para o mundo" postando isso no blog dela, contribuição muito da louca mas ok. O resultado é que em 2 anos (esporadicamente) e 6 meses (diariamente) usando o corselete a postura dela "melhorou"...... Aham, tá bom. E algum tempo depois ela parou de usar por outros problemas de saúde. Usar um corselete ou um corset porque a aparência da escoliose "melhora" e a postura fica mais ereta pra ir numa festa é uma coisa, tentar forçar sua coluna a "acertar" com algo totalmente incorreto pra esse fim é outra. Se essa menina teve problemas depois? Não sei, não há mais posts sobre o assunto no blog dela.

Se você tem dores na lombar e não tem hiperlordose, as dores podem ser devido a má postura, forma errada de levantar, abaixar etc, e até mesmo excesso de peso. Pois é, quer acabar com as dores na coluna? Perca peso loguinho. Até porque o sobrepeso pode causar até hérnia de disco devido à modificação do centro de gravidade do corpo, que tende a ir pra frente por causa do acúmulo de gordura abdominal.


Fonte
No meu caso tratei a lombalgia (dor na lombar) com fisioterapia, pois precisava de fortalecimento dos músculos dessa região POR NÃO FAZER OS EXERCÍCIOS RECOMENDADOS para as praticantes do Tight Lacing. Tá vendo? Sei do que eu tô falando minha gente.

Ainda falando sobre a importância de visitar um ortopedista ao sentir dores constantes na coluna, leiam o relato de uma moça que participa do grupo TL e Fitness:

A identidade da moça não será revelada por pedido da mesma. Porém ela aceitou que eu divulgasse o problema a titulo de informação.
Conversei com ela sobre o que ela sentia antes de fazer o raio-x e a ressonância e ela disse que sentia apenas dor na coluna ao se deitar, e achava que isso era algo relacionado aos exercícios da academia ou do trabalho, e só foi ao ortopedista depois que decidiu iniciar o TL, conforme a recomendação dos grupos de TL.

Imagina se essa moça tivesse começado o TL sem ir no ortopedista? Algo muito pior poderia ter acontecido ou acontecer com o tempo... Imagina o que a pressão do corset não iria fazer com esse tumor, e mais: segundo ela, esse tumor já está pressionando um nervo que regula o sistema urinário, com o corset isso com certeza iria piorar! Só posso desejar que tudo se resolva pra ela e que ela fique curada logo! <3

NÃO JOGUE SUA SAÚDE NO LIXO, VÁ AOS MÉDICOS RECOMENDADOS!! FAÇA O ACOMPANHAMENTO APÓS INICIAR O TL E SE CUIDE!!!

Ortopedista nenhum vai falar assim "isso, vai lá fazer tight lacing, linda". Não, não se iluda. Porém o objetivo da consulta não é esse, é ele te avaliar e dizer se sua coluna está ok para a prática que VOCÊ está escolhendo fazer. Não espere que ele te "libere" para praticar o TL, pois dificilmente um vai falar "pode ir sem medo", sempre vão dizer que vai te trazer problemas, mas feliz ou infelizmente não há artigos científicos que digam que os corsets atuais tragam ou não problemas quando usados adequadamente. Então a escolha de usar ou não é SUA. Tá tudo ok? Vai ser feliz e ficar com a cintura fina então HAHAHA

E se você que está lendo isso é da área de ortopedia, fisioterapia ou até educação física porque não fazer um artigo bem bacana sobre a prática? Hein, hein?? Aposto que nos grupos de TL vão ter várias querendo ser "cobaias" do seu estudo HAHAHA, mas sério, seria de grande valia um estudo aprofundado sobre o Tight Lacing atual.

Cuide da sua postura!! Fonte
O corset ajuda bastante na correção da postura, o que pode ajudar a eliminar as dores que você eventualmente possa ter devido a má postura na hora de sentar, etc, pois como ele é estruturado com material resistente e barbatanas espiraladas e flat você não 'consegue' simplesmente dobrar a coluna como o bonequinho está fazendo na figura acima na hora de abaixar, e aprende a se movimentar melhor. Nos primeiros dias de uso é até comum ouvir gente reclamando que sente uma dorzinha aqui, um desconforto ali devido a nova postura, é normal mesmo, porém fique atenta! Pois se ela não para quando você volta a sentar "toda torta" tem alguma coisa errada. Se a dor persistir interrompa o uso do corset e volte ao ortopedista para fazer uma avaliação mais detalhada das condições da sua coluna e músculos das costas.

Duas coisas maravilhosas que "inventaram" para quem tem dor nas costas são os alongamentos e o pilates, que utiliza estes alongamentos aliados a exercícios pontuais para fortalecimento da musculatura. Mas se você, como eu, não tá com grana para pagar aulas de pilates que no geral são bem caras, você pode fazer alongamentos em casa mesmo. No youtube você encontra diversas aulas de alongamentos e AQUI você encontra exercícios para fortalecer a lombar diariamente. Faça tudo com atenção e respeite os limites do seu corpo, NÃO EXAGERE! Se sentiu uma pontada, uma dorzinha, pare por aí e troque de exercício. Se a dor persistir, para, alonga e descansa.

Alongamentos

O post foi longo mas resumindo: consulte o ortopedista e confira se você está apta a praticar o Tight Lacing ANTES de encomendar seu corset e que venha a cinturinha!!!

Beijokas ;*



Posts Relacionados

8 comentários

  1. onde comprou seu corset? sabe dizer se este site eh confiavel? http://www.corsetunique.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Flor fogeee! Corset unique era a corsetlux, peswuise no reclame aqui. Teve um caso bem famoso, ja como "unique" em que um cliente fez ate b.o. (se bem me lembro) pq essa loja a roibou, nao entregou o produto e nao deu mais as caras. E nao eh o unico, aconteceu com varias!
      Antigamente eles vendiam so corselet do aliexpress (com preços absurdos so pra clicarem em "comprar" no ali e botar seu endereço, teve taxa? Vc paga. O chines te mandou uma pedra? Problema seu. E falo de corselets por 190 estando por 15 no ali!) e ate nessa epoca tinham problemas, ja q importaçao pode demorar ate 1 ano pra ser liberada e no site ela passava 45 dias.
      Nao recomendo, tl eh algo serissimo, compre com alguem que tenha anos de experiencia no mercado, e clientes satisfeitos, e sem problemas de saude ne.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. COMENTÁRIO EDITADO POR MAIS UMA "SOLICITAÇÃO" DA GRIFE CORSET UNIQUE VIA E-MAIL:

      Oi Jhessie, comprei meu corset na Belladonna Corsets e Moda Alternativa, mas elas não estão produzindo no momento também. A grife que vc perguntou definitivamente NÃO está na minha lista, ou de qualquer grupo de TL respeitável, de grifes confiáveis ou de recomendáveis. Basta entrar nos grupos e fazer uma busca simples pelo nome da grife na lupa e tirar suas conclusões. Lá no topo da página tem uma lista de grifes recomendadas que é a mesma ou parecida com a de alguns grupos de TL que participo, sugiro que busque uma de lá para comprar. Se quiser comprar para uso fashion não terá grandes problemas. Beijokas!

      Excluir
  2. Seu post caiu como uma luva, aliás adorei o blog por completo!
    Tava procurando sobre TL e pelo visto acho que nao poderei fazer. Tenho dois desvios na coluna onde um é uma escoliose bem severa. Mas vou me atentar a perca de peso também, adorei suas dicas!

    Memórias de uma Guerreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Flavi! É Tight Lacing pra quem tem escoliose é bem complicado :/ pode ser que não dê nada, mas pode também piorar seu caso... Infelizmente não tem como garantir que nada vai acontecer :/ Algumas meninas usam o corset mesmo tendo algum grau de escoliose, porém não é recomendado, mas a escolha é de cada uma não é mesmo? Beijo!

      Excluir
  3. Super esclarecedor,eu tenho uma lece esescolio,sou doida pra usar um corset,mas vou aguardar minha consulta no ortopedista.

    ResponderExcluir

PINTEREST